terça-feira, 29 de maio de 2012

Dança: uma atividade que trabalha os músculos e melhora a agilidade e o equilíbrio


Dançar não é simplesmente mexer pernas e braços e se deixar levar pela música. É uma atividade física que trabalha os músculos, permite a socialização das pessoas e melhora habilidades como ritmo, agilidade e equilíbrio. Isso sem contar nos ganhos para a autoestima e a sensualidade.

O que a dança traz como vantagem :
- perda de peso
- definição da musculatura como um todo
- melhora (muito) a postura
- diminui o stress
- melhora a capacidade respiratória e a circulação sanguínea
- melhora seu sono 
- melhora a auto-estima 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BODY COMBAT

Meio luta, meio ginástica, o Body Combat  ajuda a perder muitas calorias.

 é uma aula aeróbia que combina movimentos, socos, chutes, joelhadas e deslocamentos derivados de várias atividades consideradas de autodefesa e artes marciais, como o caratê, o boxe, o tai-chi-chuan, o kick boxing e outros
Esta aula melhora do condicionamento cardiorrespiratório e elevada queima calórica (em média 600 calorias em 1 hora de aula, para uma pessoa de 60 kg). Mas além destes benefícios há outros, como melhora da coordenação motora, da força, da agilidade e da flexibilidade.
Qualquer pessoa pode praticar o body combat, de iniciantes a alunos avançados, cada um dentro do seu nível de condição física. 

A aula é dividida em 10 fases, cada uma com uma música e trabalho específico.
 Primeira fase
Aquecimento dos membros superiores e inferiores.

Segunda fase
Primeiro combate: trabalha socos e chutes.

Terceira fase
Primeiro power trainning: música de intensidade alta e prática de socos e deslocamentos.

Quarta fase
Segundo combate: trabalha socos e chutes.

Quinta fase
Segundo power trainning: música de intensidade alta e prática de socos e deslocamentos.

Sexta fase
Terceiro combate: trabalha socos e chutes.

Sétima fase
Muay Thai: exercícios de joelhada, cotovelada etc.

Oitava fase
Terceiro power trainning: música de intensidade alta e prática de socos e chutes.

Nona fase
Flexões e abdominais.

Décima fase
Alongamentos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

alongamento

muitas pessoas acham bobagem se alongar antes e após os exercícios mas não devem saber que que ao ganhar  flexibilidade  você realiza exercícios na musculação com maior amplitude  e facilidade e isso sem duvidas determina um melhor resultado, sem falar que:
-melhora a postura
-minimiza tensões musculares
- proporciona relaxamento
-diminui dores musculares
-indicado contra o estresse
comece se alongar ao acordar e ao se deitar, antes e depois dos exercicios

spinning Um treino poderoso que ajuda você queimar calorias e tonificar os músculos

se você procura perder peso procure fazer spinning um exercício aeróbico que queima muita caloria quem não quer perder peso faça a atividade apenas uma vez por semana

Localizada

(exercício de força)
com os famosos pesinhos e caneleiras a localizada é um trabalho de resistência pouca carga e muita repetição o que ajuda a dar um desenho mais feminino ao corpo procure aulas que atingem um ponto estratégico como bumbum ou barriga por exemplo.

BODY PUMP

(exercício de força)
 é a melhor pedida para tornear o corpo sem ficar entediada nas maquinas de musculação da academia.
 nela você faz series com muita carga utilizando anilhas nas barras (o trabalho de hipertrofia é fundamental para ganhar músculos. 





através do treinamento de força você consegue uma melhor resistência, melhora da postura e a tão sonhada definição muscular . Anilhas e barras, músicas com combinações seguras e eficazes. O BODYPUMP  segue a seguinte ordem:
1- Aquecimento
2- Agachamento
3- Peito
4- Costas/ Glúteos/ Posteriores de coxa
5- Tríceps
6- Bíceps
7- Afundo
8- Ombros
9- Abdominal
10- Volta à calma/ Alongamento

obs: O BODYPUMP é oferecido apenas por academias licenciadas.

quer perder peso? confira algumas dicas


 Sabemos que os exercícios aeróbicos saõ os  que queimam mais calorias se você esta pensando em perder peso procure escolher esse tipo de exercício.
 Confira dicas para modificar sua rotina de exercícios assim não fica cansativo  fazer a mesma atividade todos os dias.
Ai vai uma lista com aeróbicos:
-caminhar
-correr
-pular corda
-pedalar
-step
-jump
dentre varios outros exercícios escolha um e comece hoje mesmo sua rotina .

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exercício causa Estrias?


As estrias são resultantes de um esticamento das fibras elásticas do tecido conjuntivo subepidérmico, que depois se enovelam e provocam alterações na microcirculação da pele. Por isso, exercícios de musculação com rápido ganho de volume dos músculos podem provocar o surgimento de estrias, mas é preciso que exista uma individualidade, isto é, uma predisposição genética na qualidade da estrutura das fibras elásticas e colágenas para que a estria apareça.
Por outro lado, admite-se que o diabetes e tratamentos prolongados com corticóides possam desencadear o surgimento de estrias. O fator mecânico de estiramento da pele é sempre a causa principal, como acontece em edemas locais exagerados, nas gestações e nas grandes hipertrofias musculares, desde que, repita-se, exista a base genética.
Em relação a pratica de exercícios, fora a musculação, nenhuma outra modalidade esportiva é, por si só, provocadora de estrias

Freqüência da malhação

O ideal é manter uma frequência de 3 vezes por semana  para ganhar e depois para manter o condicionamento físico . O certo é que os treinamentos sejam em dias intercalados para que  a recuperação do grupo muscular esteja completa. Caso você se exercite com o objetivo de emagrecimento deve preferir exercícios aeróbicos 6 dias por semana, com pelo menos trinta minutos em cada sessão sem grandes esforços.

Para prevenir cãibras, beba muito liquido durante os exercícios e reponha os níveis de sódio nos intervalos com um isotônico.



Exercite-se

A malhação traz muitos benefícios a saúde, alem de deixar seu corpo lindo e em forma
Mas tem que levar a serio nada de preguiça ,e tirar de seu cardápio tudo que faz mal a sua saúde como: doces, refrigerantes e frituras

Vantagens para largar o cigarro.

EM CURTO PRAZO:

  • melhora a respiração e aumenta a tolerância ao exercício físico
  • melhora o paladar
  • reduz manchas nos dentes
  • diminui despesas 
  • evita a exposição das pessoas ao fumo passivo
  • promove um exemplo positivo para os filhos                                                                                                           . A LONGO PRAZO:
  • reduz o risco de doença cardiovascular, enfisema e bronquite
  • minimiza o risco de câncer de pulmão, de esófago e outros
  • aumenta o tempo e a qualidade de vida.

Agachamento


AGACHAMENTO RETO: Quais músculos são estimulados durante a execução

AGACHAMENTO RETO = Bíceps Femoral, Glúteo Máximo, Vasto Medial, Vasto Lateral
Um dos exercícios mais conhecidos no treinamento resistido com pesos, o AGACHAMENTO RETO causa um grande número de questionamentos e controvérsias com relação a quais músculos são estimulados.
Utiliza-se o exercício de agachamento reto para desenvolver a musculatura do quadríceps, isquiotibiais, glúteos máximo e coluna lombar, é utilizado também na reabilitação de lesões.
Os movimentos e o posicionamento utilizado no agachamento são fundamentais para muitas atividades e situações do dia-a-dia como, por exemplo, sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chao
Na área da musculação terapêutica em conjunto com a quiropraxia esse é um dos exercícios básicos para fortalecimento da musculatura das pernas, abdômen e coluna, o que é a base do nosso corpo e que nos mantém em pé. “Não pense que você não precisa de pernas fortes, um dia seu tronco pode precisar de estabilidade e não terá uma base sólida”.


fonte:  http://www.dicasdetreino.com.br/agachamento-reto-musculos-estimulados

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Massa Muscular - Aprenda como ganhar.

O principal objetivo dos praticantes de academia e mais desejado entre os homens é aumentar o volume da massa muscular.

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação - é a resposta certa para uma pergunta comum: Como ficar musculoso?

Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo, aumentar a proteção dos ossos e articulações, melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico.
 Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo. 


O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Alguns conseguem resultados mais rápidos, outros demoram mais, levando em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física; alimentação, genética, problemas hormonais, entre outros fatores. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento da célula). É através dela que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que eles se contraiam em função da resistência oferecida. Durante o exercício, os filamentos de proteínas são destruídos. Isso mesmo, mas no período de descanso eles são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos, ocorrendo o aumento do volume muscular.

A síntese de proteínas, após o exercício, é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo que são:


  • G.H. (hormônio do crescimento) formado por aminoácidos e estimulado pelos exercícios intensos, pelosono e pela hipoglicemia.



  • Testosterona (hormônio sexual masculino) sintetizada a partir do colesterol.


  • Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células) formada por aminoácidos e estimulados pela ingestão de carboidratos.

  • Mas, infelizmente, muitas pessoas - orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios - tomam anabolizantes ou suplementos, causando sérios e irreversíveis danos ao corpo, adquirindo problemas renais e outros.

    Saiba que o treinamento adequado aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista darão excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes.

    Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos mesmo utilizando essas substâncias, além de poderem vir a ter problemas de saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético que não é possível de ser modificado.

    Os principais pontos que você deve ter atenção para ganhar massa muscular são:


  • Treinos de musculação, bem orientados de acordo com a sua necessidade

  • Obedeça o tempo de descanso

  • Duração de no máximo 1 hora de exercícios

  • Os pesos devem ser difíceis

  • O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias

  • A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista

  • Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos

  • Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites.

  • fonte http://www.levels.com.br/forums/topic/222/massa-muscular-aprenda-como-ga
  • Porque a musculação é tão recomendada?

    A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com a prática desse exercício, além de ficar "sarado" e com um corpo forte, você ficará saudável e bonito. 

    Infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais.

     Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.


    Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:
    • Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.

    • Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.

    • A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

    • A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

    • Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma.

    • Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.

    • A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

    • A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.

    • Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

    Você pode evitar doenças, entre elas:

    Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

    Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

    Diabetes - Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

    Mas atenção! Intercale os dias de exercícios com peso, com exercícios aeróbios e faça alongamentos antes e depois das atividades.


    fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/porque-a-musculacao-e-tao-recomendada-3-1-2-127.html

    quinta-feira, 10 de maio de 2012

    O uso de suplementos alimentares

    Segundo o Conselho Federal de Nutrição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando a sua ingestão a partir da alimentação é insuficiente ou a dieta requer suplementação.
    Para melhorar a performance e a busca por melhores resultados em treinamentos e na prática esportiva, cada vez mais são utilizados, de forma indiscriminada, suplementos alimentares, vitaminas e minerais. O suplemento só tem efeito positivo se a dieta estiver equilibrada.
    Um estudo realizado em 2008 (Revista Brasileira de Medicina do Esporte) mostrou que 61,2% dos 201 jovens, entre 15 e 25 anos, da pesquisa faziam uso de bebidas esportivas (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10%) e creatina (8%), sendo mais comum o consumo por homens.
    A utilização dos suplementos deve ser criteriosa, indicada por nutricionista ou médico, após avaliação do paciente, evitando superdosagens ou o uso de produtos proibidos, que trazem grandes efeitos colaterais ao organismo.
    Suplementos nutricionais têm como base vitaminas e minerais, proteínas e aminoácidos, lipídeos e ácidos graxos, carboidratos e fibras, repositores hidroeletrolíticos e energéticos. Os produtos podem ser em tabletes, drágeas, cápsulas, pó, granulados, pastilhas mastigáveis, líquidos ou barras.

    A orientação alimentar e o uso de suplementos levam em conta a ingestão alimentar diária, modalidade esportiva, etapas do treinamento, avaliação clínica, carências nutricionais, aversões e intolerâncias alimentares, além da composição corporal. A suplementação nutricional deve ser cautelosa para evitar prejuízos à saúde. Não existe fórmula mágica, é preciso respeitar a individualidade e a indicação médica ou do nutricionista.

    fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/04/o-uso-de-suplementos-alimentares.html

    terça-feira, 8 de maio de 2012

    Lichia para chapar a barriga!


    Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina A lichia tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples.
    Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que outros participantes que não consumiram o mesmo.

    A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", "A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um bolo inteiro inteiro, por exemplo.

    Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... "A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce.

    Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros.

    Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.

    O QUE ELA TEM 

    Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)



    Valor energético...........66 cal
    Carboidratos..............16,53 g
    Proteínas......................0,83 g
    Gorduras......................0,44 g
    Fibras..............................1,3 g
    Cálcio..............................5 mg
    Fósforo..........................31 mg
    Ferro..........................0,31 mg
    Potássio.....................171 mg
    Vitamina C................71,5 mg
    Tiamina.....................0,01 mg
    Ribofl avina..............0,065 mg

    abdômen perfeito?


    Emagreça com Saúde!

    Pode acreditar: dá, sim, para zerar o abdômen até o verão que já está batendo à porta. Não, não vamos falar de dietas milagrosas, mas de truques simples revelados por especialistas em nutrição. Claro que nem por isso você vai deixar de lado os exercícios e a alimentação balanceada -- a dupla que combate a gordura pra valer.

    1. BOTE OS DENTES PARA TRABALHAR 
    Mastigar bem faz toda a diferença nesse processo de enxugar a barriga. Quanto mais você fracionar o alimento, mais fácil fica a digestão, o que evita aquele efeito estufa no abdômen, Se não mastigamos, há uma sobrecarga no estômago e um aporte maior de fluxo sanguíneo, o que distende essa região. 

    2. COMA MENOS E MAIS VEZES 
    Excesso de comida faz volume no estômago. Por isso, diminua o tamanho das refeições principais e faça pequenos lanches entre elas. Procure também se alimentar sem pressa e em ambiente calmo. Quem come num piscar de olhos tende a engolir mais ar, o que também aumenta a barriga.

    3. PREFIRA OS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO 
    Alguns itens, como as frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e azeitam seu funcionamento. Já os de absorção lenta favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. Logo, evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces. 

    4. CAPRICHE NAS FIBRAS, MAS SEM EXAGERO 
    Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça. Mas exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço. Para facilitar a eliminação do excesso, é importante beber bastante líquido durante o dia.

    fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0301/corpo/conteudo_297143.shtml