quinta-feira, 10 de maio de 2012

O uso de suplementos alimentares

Segundo o Conselho Federal de Nutrição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando a sua ingestão a partir da alimentação é insuficiente ou a dieta requer suplementação.
Para melhorar a performance e a busca por melhores resultados em treinamentos e na prática esportiva, cada vez mais são utilizados, de forma indiscriminada, suplementos alimentares, vitaminas e minerais. O suplemento só tem efeito positivo se a dieta estiver equilibrada.
Um estudo realizado em 2008 (Revista Brasileira de Medicina do Esporte) mostrou que 61,2% dos 201 jovens, entre 15 e 25 anos, da pesquisa faziam uso de bebidas esportivas (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10%) e creatina (8%), sendo mais comum o consumo por homens.
A utilização dos suplementos deve ser criteriosa, indicada por nutricionista ou médico, após avaliação do paciente, evitando superdosagens ou o uso de produtos proibidos, que trazem grandes efeitos colaterais ao organismo.
Suplementos nutricionais têm como base vitaminas e minerais, proteínas e aminoácidos, lipídeos e ácidos graxos, carboidratos e fibras, repositores hidroeletrolíticos e energéticos. Os produtos podem ser em tabletes, drágeas, cápsulas, pó, granulados, pastilhas mastigáveis, líquidos ou barras.

A orientação alimentar e o uso de suplementos levam em conta a ingestão alimentar diária, modalidade esportiva, etapas do treinamento, avaliação clínica, carências nutricionais, aversões e intolerâncias alimentares, além da composição corporal. A suplementação nutricional deve ser cautelosa para evitar prejuízos à saúde. Não existe fórmula mágica, é preciso respeitar a individualidade e a indicação médica ou do nutricionista.

fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/04/o-uso-de-suplementos-alimentares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário